Como as Boas Práticas podem impulsionar o Marketing do seu negócio: transformando a obrigação em estratégia.

Não é segredo que o hábito de fazer refeições fora de casa tem aumentado consideravelmente. Em resposta, vemos surgir diariamente diversos estabelecimentos no ramo de alimentação.

Com a pandemia, os serviços de entrega de comida, conhecidos como delivery, se tornaram populares e conquistaram o gosto dos brasileiros. No entanto, como destacar-se quando a experiência de sair para comer já não é tão especial como antes?

Como continuar inovando e permanecer na mente do cliente, mesmo quando ele opta por ficar em casa com mais frequência?

Uma estratégia eficaz é aproximar-se do cliente, mesmo quando ele se encontra do outro lado da cidade. Uma forma eficaz e barata de se fazer isso é mostrando o dia a dia do seu negócio. Quantas vezes vimos uma pequena produtora de velas compartilhando o passo a passo da produção até o envio do produto para o cliente? Ou uma loja de roupas mostrando como cada peça é cuidadosamente embalada antes de ser entregue?

Conhecer os bastidores do processo de produção ou prestação de serviços gera valor, identificação e confiança.

Mas como mostrar os bastidores de um estabelecimento que está desorganizado, sujo ou em condições precárias? Por mais que a famosa frase “o que não mata, engorda” seja famosa e superficial, na prática, ninguém tem vontade de comer em um local que parece ter saído dos famosos vídeos de comidas preparadas na rua sem nenhuma higiene.

As Boas Práticas auxiliam de várias formas na gestão adequada de um serviço de alimentação. Elas permitem monitorar desde a manutenção correta dos equipamentos até a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos.

Quando os clientes optam por um serviço de delivery ou pegam a comida no estilo “take away” para consumir em casa ou qualquer outro lugar, é comum consultarem as avaliações no Google ou buscarem opiniões de amigos que já consumiram naquele estabelecimento. Nesses casos, comentários sobre a higiene do local são frequentes e podem influenciar na decisão de um novo cliente.

Agora, vamos fazer o link do marketing com as Boas Práticas, e de como isso pode impulsionar o marketing do seu negócio. Como mencionado anteriormente, uma forma eficiente e econômica de se promover é mostrando os bastidores do seu estabelecimento.

Mostre a montagem dos pratos, mostre o processo de montagem dos lanches, a equipe da manipulação trabalhando. Mostre e fale sobre os processos de limpeza realizados dentro do estabelecimento, frisando sempre que eles são realizados com o intuito de trazer segurança aos seus clientes.

O seu estabelecimento já é obrigado a seguir uma rotina de limpeza e manter as áreas de manipulação em perfeitas condições de higiene. Transforme essa obrigação em estratégia de marketing. Use essa obrigação como uma forma de diferenciação do seu negócio! Transforme o básico em diferencial, te garanto que esse básico pode te destacar muito dos demais estabelecimentos.

Para isso, aqui vão algumas dicas que, além de manterem seu estabelecimento conforme as normas sanitárias, contribuirão para a manutenção da higiene:

  1. Elabore um Manual de Boas Práticas com um profissional especializado em alimentos;
  2. Mantenha os colaboradores treinados e atualizados, realizando novos treinamentos sempre que houver substituição de mais de 50% da equipe;
  3. Utilize planilhas de controle para monitorar rotineiramente a higiene e a manutenção dos equipamentos;
  4. Esteja sempre atualizado com as legislações sanitárias e atento aos recolhimentos de produtos que possam estar presentes no seu estabelecimento;
  5. Programe a produção dos vídeos para momentos de baixo movimento e planeje previamente o que será gravado para minimizar os riscos de contaminação;
  6. Seja criativo: mostre fotos dos manipuladores com uniformes limpos, fale sobre as planilhas usadas para controle de higienização, mostre vídeos da equipe sendo treinada, exiba placas de higienização das mãos e dos alimentos, e destaque o processo de higienização de hortifrútis;
  7. Se possível, mostre que seus fornecedores também seguem regras para fornecer insumos de qualidade.

Após a pandemia, os clientes estão mais criteriosos e preocupados com a higiene. Você já tem o local pronto, agora é colocar em prática e mostrar ao seu cliente que o que ele consome é seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *